17 de jan. de 2012

O Tempo e nossas ilusões!!!

O conceito Tempo vem sendo percebido e estudado por filósofos e pensadores desde os primórdios.

Para Platão, o tempo essencialmente não existe, uma vez que faz parte do mundo das sensações. O Tempo, tal qual o conhecemos, como um conceito, é fruto da necessidade cada vez mais ampliada do homem em "controlar".

Se fizermos uma analogia com o mito romano Saturno ou com o mito greco, Cronos, encontraremos uma gênesis muito interessante sobre o "nascimento" do tempo.

Com uma foice dada por sua mãe Gaia (Terra), Saturno(senhor dos Limites e do Tempo), a seu pedido, vem colocar uma "ordem" no olimpo, cortando com sua Lâmina os espaços e criando os mundos. Fatiou a eternidade e nos inseriu nos limites cronológicos (daí a origem da palavra).

A mesma foice que corta e cria os limites do tempo, ao fatiar a experiência, a fragmenta e a congela num determinado espaço.

Com o advento do relógio, no séc. XIII, veio a divisão do tempo e do espaço, e a partir de então passamos à experiência do viver como conhecemos agora.

Essa noção fragmenta nossa existência e nos coloca dentro de um espaço "coletivo", onde cada um percebe a realidade de maneira própria, por meio da própria subjetividade e assim criamos nossos mundos particulares.

Fragmentados e em busca contínua de controle, fazemos surgir neuroses obsessivas no afã de saciarmos a necessidade de materialidade e criando a ilusão de permanência. Desta maneira, desde a construção das grande pirâmides, ao consumismo exacerbado, desnecessário e destrutivo, o homem vai buscando aplacar sua angústia de não possuir controle algum. Vai em busca da ilusão de saciedade de seus vazios numa corrida insana por uma sensação de permanência.

"Cronos" é o nome de uma famosa linha de cosméticos, e não é a toa que esta, e outras marcas de cosméticos gastam bilhões de dinheiro em pesquisas que prolongue a juventude; próteses são inventadas para que permita ao homem a ilusão de "virilidade" e eterna juventude. Envelhecer nos dias de hoje é pecado! Estar infeliz ou não estar na moda é fator de exclusão. O Tempo deve ser negado a qualquer custo. Nem as relações sobrevivem à perda de frescor; tudo tem que ter cara de "novo". E o que acabamos vendo são pessoas "bonitas", "jovens" e "felizes", com um vazio interior que cresce a cada dia.

Junto com o vazio, a solidão. Mas no dia seguinte, senguem às compras (os poucos que podem), às farmácias, aos cirurgiões plásticos, às academias e por fim aos psicanalistas já que não conseguem aplacar a fome da "eterna-idade" de suas almas vazias. A luta contra o "Tempo" se tornou imperiosa, e hoje a industria fármaco, junto com a bélica, é a que mais cresce no planeta. Ironia, já que o número de famintos (por alimentos) é infinitamente maior do que o número dos "famintos" por juventude e felicidade!

Mas, como em tudo existe uma ordem que muitas vezes nos foge a compreensão, começaremos a assistir, a partir de fevereiro, algumas transformações radicais em nossas noções de Tempo. Netuno entra em Peixes, e com isso toda uma estrutura terá que ser revista.

A tendência a uma nova percepção de tempo e espaço será proposta pelos acontecimentos. Netuno vem para dissolver as estruturas rígidas demais; de fora para dentro com os mais resistentes, e de dentro para fora pelos mais flexíveis e sábios, que estão conscientes da efemeridade das coisas e por isso conseguem abrir mão das ilusões de controles.

Seremos mais iguais uns aos outros, e quem resistir muito sentirá o risco de não sobreviver.

Netuno trará a possibilidade e nos igualarmos em nossas humanidades, ampliar nossa noção de Uma-unidade; de juntos, verso e reverso voltar a construir um Universo, sem tantas fronteiras, nos tornarmos mais "espaciais". 

Apesar da forte tendência a grandes cataclismos, principalmente envolvendo os mares; a possibilidade da "água" se tornar a busca e a fuga do homem, poderemos assistir um Novo Mundo e um Novo Ser se manifestar; mais diluído em suas rígidas fronteiras do ego, e mais "misturados" com seus eus exteriores!!!

Que venham Saturno e Netuno lavar nossas ilusões de permanência e nós fazer mais aptos a nos entregarmos à existência de maneira plena e confiante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário